Gastronomia curitibana em clima de Restaurant Week


Foto ilustrativa (divulgação Gazeta do Povo)

 

Cenário gastronômico da capital está aquecido com o bom movimento do festival, que segue até este domingo. Em algumas casas há fila de espera para saborear os pratos.

 

A ida a aquele restaurante de alta gastronomia que você sempre teve muita vontade de conhecer pode estar mais acessível com o festival gastronômico que está agitando o paladar dos curitibanos, o Restaurant Week. Um dos festivais gastronômicos mais tradicionais e conhecidos do mundo, o Restaurant Week, acontece pela segunda vez em Curitiba e voltou justamente para democratizar ainda mais o acesso das pessoas à alta gastronomia. Os restaurantes que participam do festival vão dos tradicionais aos mais requintados, proporcionando uma ampla variedade de cardápios e estilos gastronômicos para agradar os paladares mais exigentes.

Para quem ainda não teve a oportunidade de ir às principais casas da alta gastronomia curitibana, esta é uma grande oportunidade. O festival, que começou no dia 27 de setembro, segue até este domingo, dia 10 de outubro. São 55 restaurantes, todos com um menu composto por entrada, prato principal e sobremesa, a um preço fixo sem pesar no bolso. No almoço, a refeição custa R$ 27,50 e no jantar R$ 39,00 – couvert, bebidas e 10% não estão inclusos no valor.

O sucesso do festival pode ser medido no grande movimento em várias casas. O restaurante Soto Asian Cuisine, por exemplo, tem lotado todos os dias com pedidos de pratos week. “Já temos reservas para quase todos os dias da semana”, diz Cristiano Chiaramonti, um dos proprietários do estabelecimento.  “O curitibano está aprendendo a consumir no Restaurant Week e conhecendo mais suas vantagens. É um evento que vale a pena participar e aproveitar”, destaca.

Segundo Gustavo Possas Pereira, gerente de um dos mais badalados restaurantes de Curitiba, o Guega Ristorante, comandado pelo Chef de Cozinha Celso Freire, a movimentação está bem intensa e o aumento maior é no horário do almoço. “Para essa semana mais de 60% da nossa capacidade já está reservada”, comemora. Para suprir a demanda Pereira não contratou nenhum funcionário, mas a escala de horários dos funcionários para os dias de semana teve que ser o mesmo do final de semana para dar conta da demanda. “Em apenas quatro dias de evento, sem contar o final de semana, vendemos mais de 500 pratos”, afirma.

Contratações – Mirian Aparecida Pinto, responsável pelo setor financeiro do Restaurante Zea Mais, afirma que, só para atender a demanda do festival, foi necessário contratar mais cinco profissionais. “O movimentou aumentou a partir de terça-feira. Na quinta-feira (30) lotou, e no final de semana ficamos lotados de reservas já na sexta-feira (1)”, relata.

A gerente do restaurante Set El Sucre, Camille Doliveira, afirma que teve que contratar mais um funcionário só para atender a demanda do festival. “No final de semana a casa lotou e para esta semana já temos muitas reservas, fora os clientes que nos visitam espontaneamente, sem reserva prévia, é um movimento muito grande”, declarou.

Objetivo atingido – Segundo o empresário Philip Khouri, proprietário da DP9 Comunicação e Eventos e responsável pela chegada do Restaurant Week em Curitiba, quem quiser evitar filas e esperas é recomendável reservar com antecedência a ida ao restaurante escolhido. De acordo com ele o grande movimento das casas faz parte do objetivo do festival gastronômico, que tem como proposta justamente democratizar o acesso à alta gastronomia e aumentar o movimento das casas em épocas de baixa temporada.

“O objetivo do evento é ajudar as casas na conquista de novos clientes, criar um movimento turístico em torno da gastronomia curitibana e ainda criar o hábito para as pessoas frequentarem espaços com cardápios da alta gastronomia”, explicou.

Sobre o Curitiba Restaurant Week – O Restaurant Week é um dos mais conceituados e importantes festivais gastronômicos do mundo e vem ganhando força no Brasil a cada ano. A proposta nasceu em Nova York, em 1992, e já percorreu mais de cem cidades de todo o mundo. No Brasil, esta é a primeira vez que uma cidade do Sul do Brasil organiza o evento, que já ocorreu em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Vitória e Brasília. 

A lista completa dos 55 restaurantes participantes do Curitiba Restaurant Week pode ser conferida nos sites: www.restaurantweek.com.br e https://curitibarestaurantweek.wordpress.com.

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