O turismo gastronômico em Curitiba


Av. Manoel Ribas em Santa Felicidade.

Opções de boa comida não faltam em Curitiba. A capital do Paraná oferece os mais diversos tipos de restaurantes, bares, lanchonetes e bistrôs. A ABRASEL-PR (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) possui cerca de 150 bares e mais de 350 restaurantes associados, mas estima-se que existam mais de 6 mil estabelecimentos de alimentos e bebidas na cidade.

Um de seus dois principais polos gastronômicos é Santa Felicidade, bairro com acentuada herança da tradição italiana, com restaurantes, vinícolas, cantina de vinhos, lojas de artesanato, casa de memória etc. Anualmente no mês de julho, ocorre a tradicional festa da polenta e do frango. O outro polo é o Batel, área que abriga em torno de 53 restaurantes e 38 bares, constituindo assim um importante centro gastronômico. A Avenida Batel, a principal do bairro, é repleta de bares, restaurantes e discotecas, além de ser local de descontração e interação da população curitibana.

Dentre o que é ofertado pode-se citar a gastronomia italiana, a japonesa, a tailandesa, a indiana, a cubana, a brasileira, de fast-food entre muitas outras. O roteiro gastronômico de Curitiba pode ser comparado aos existentes nos grandes centros turísticos do país e do mundo, pois possui os mais variados tipos de pratos e iguarias à disposição dos visitantes.

Um dos locais mais frequentados por curitibanos e turistas quando pretende-se conhecer e experimentar os mais diferentes sabores e aromas é o Mercado Municipal de Curitiba. Lá encontra-se de tudo: das mais variadas frutas, verduras e temperos até adegas, restaurantes, lanchonetes e uma feira de alimentos orgânicos. Tudo isso, aliado a um bom preço, qualidade e simpatia dos comerciantes.

Os aconchegantes cafés, confeitarias e cafés coloniais também são uma atração à parte. Espalhados por toda a cidade, servem durante o inverno o famoso foundue, prato suíço que pode ser preparado com queijos, carnes, pães, chocolates e frutas. Nessa estação do ano também é fácil de achar não só na capital, mas em todo Paraná, o pinhão, fruto da Araucária, árvore nativa do sul brasileiro e símbolo do Estado. Preparado de diversas formas (assado, cozido, em forma de paçoca e com doces), o pinhão é facilmente encontrado em feiras gastronômicas da cidade, em mercados, além de ser um dos principais produtos da festa junina, sempre acompanhado do quentão, bebida quente à base de vinho.

Curitiba recebe anualmente os pricipais eventos gastronomicos, como o Brasil Sabor, Bar em Bar (ambos organizados pela Abrasel), o Gastronomix (acontece juntamente com o Festival de Teatro de Curitiba) e o Restaurant Week, um dos principais eventos gastronomicos do mundo.

As festas gastronômicas, aliás, são sempre bem frequentadas pela população.  Um exemplo disso é o Empório Soho, que acontece na Praça Espanha, no bairro Batel. A Festa do Frango e Polenta, realizada em Santa Felicidade é uma das mais tradicionais da cidade. A Festa da Uva, no município vizinho de Colombo, conta com uma programação diversificada, muita comida italiana e claro, produtos feitos a partir da estrela da festa, a uva. Em Araucária, a Festa do Pêssego é outra grande festa da região metropolitana de Curitiba. Ponta Grossa, Colombo, Campo Largo e São José dos Pinhais, cidades com grande tradição italiana, apresentam, ainda, roteiros rurais e gastronômicos, nos quais pode-se comprar frutas, verduras, vinhos, salames e geleias direto dos produtores, além de maravilhosos cafés nas casas dos colonos.

As chamadas comidinhas de rua também têm espaço nas feirinhas gastronômicas da cidade, como as feirinhas do Batel, da Praça da Ucrânia, Alto da Glória e da Praça Osório. Pastel, tapioca, milho verde, bombons, cachorro quente, fogazzas e pirogues podem ser saboreados nesses locais.

Por isso, independente da comida procurada, do tempo e dinheiro que se tem para gastar, Curitiba é um ótimo local para se explorar os mais variados sabores e aproveitar tudo o que a arte do bem comer tem a nos oferecer.

Anúncios

Marcado:, , , ,

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: