Culinária Curitibana


Mercado Municipal de Curitiba

Curitiba possui em seus arredores diversas opções de restaurantes e espaços gastronômicos, que vão da cozinha italiana à tailandesa, passando pela árabe, chinesa, alemã, peruana, mineira e diversas outras. A quantidade de opções reflete uma forte característica: a culinária curitibana que apesar das suas próprias peculiaridades, é considerada uma mistura de influências de todos os povos que chegaram na cidade.

Destino certo do turismo gastronômico é o bairro Santa Felicidade. Fruto da forte influência da cultura italiana, o bairro passou a ser considerado um dos maiores complexos gastronômicos pela grande quantidade de restaurantes e pratos. Os restaurantes ali instalados oferecem, além de delicioso vinho caseiro, pratos típicos como risoto, polenta, lasanha, nhoque, macarrão e frango na chapa.

 É nesse bairro que se encontra o maior restaurante da América Latina, o Madalosso, com 7.671 metros quadrados de área construída, e estrutura para atender 4.645 pessoas simultaneamente. Na mesma região, durante o mês de julho, também acontece anualmente a tradicional Festa do Frango e da Polenta. O evento conta com um cardápio de comidas típicas italianas, e uma programação que envolve música e apresentações folclóricas.

 Além da gastronomia de imigrantes, comemora-se a festa junina, que comporta uma culinária de miscigenação comum no interior do país todo , conhecida como “culinária caipira”, e em Curitiba, refletida pelo pinhão e quentão, somados aos tradicionais pratos à base de milho e amendoim, colhidos e alimentos que aparecem por influência de uma “globalização culinária”, como o espetinho, cachorro quente e o pastel. O pinhão, que tem formato de cunha, e pode ser comido fervido apenas com sal ou em suflês e tortas, possui na cidade até festa típica exclusiva: a Feira Especial do Pinhão. Outra iguaria curitibana comum aos bares e botequins da cidade é a “carne de onça”, onde come-se um pouco de carne de boa qualidade moída na hora, bem temperada e crua sobre uma fatia de broa.

 Outra importante opção para quem gosta de culinária é o Mercado Municipal de Curitiba. Famoso por oferecer uma imensa variedade de produtos de qualidade a baixos preços, o local trabalha principalmente com o comércio de vinhos, queijos, frutas e cereais. No entanto, carnes, peixes, tabaco e orgânicos também estão presentes na vasta lista de produtos oferecidos. A estrutura do mercado conta com uma praça de alimentação e frequentemente é palco de exposições, cursos e palestras diversas.

Numericamente, segundo a ABRASEL-PR (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Curitiba possui cerca de 7 mil bares e restaurantes, o que a torna um dos principais polos gastronômicos do país. Além da boa comida, Curitiba oferece espaços agradáveis, confortáveis e de qualidade para todos os gostos e bolsos.

Fonte: Portal online da Prefeitura de Curitiba

Anúncios

Marcado:, , , ,

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: