Restaurante espanhol, mais influente do mundo, fechará suas portas


El Bulli, hoje o restaurante mais influente do mundo, servirá seu último jantar no dia 30 de julho. Na manhã seguinte, os chefs da Espanha acordarão para um universo radicalmente mudado. Em uma só geração, ele ajudou a transformar a Espanha de um local distante da culinária em líder mundial e a cozinha de vanguarda de Ferran Adrià (termo que ele e outros chefs preferem a ‘gastronomia molecular’) tornou-se uma obsessão global entre jovens chefs.

Restaurante El Bulli, comandado pelo Chef Ferran Adria

 A comida como arte de performance, transformada com magia e inteligência, é agora vista como o estilo característico dos restaurantes espanhóis modernos. Assim como Antoni Gaudí transformou a arquitetura do país e Pedro Almodóvar, seu cinema, Adrià redefiniu sua cozinha. Apesar de muitos chefs terem contribuído para a revolução gastronômica da Espanha, especialmente Juan Mari Arzak, Santi Santamaria e Andoni Luis Aduriz, foi a comercialização sustentada ousada e inteligente de Adrià que manteve a evolução.
Turistas do mundo todo vão à Espanha por causa da gastronomia, influenciados pelo místico El Bulli, muito embora apenas algumas centenas conseguiram comer lá a cada ano. Muitos chefs receiam que o fechamento do El Bulli será combinado à crise econômica europeia para gerar uma queda geral no turismo gastronômico.
Durante a era do El Bulli, milhões de euros de fundos privados e públicos foram disponibilizados para promover a gastronomia espanhola. Agora que El Bulli sairá do ramo (Adrià diz que ele funcionará como uma fundação de pesquisa culinária no mínimo até 2014), onde brilhará o holofote mundial na Espanha? Quem será o novo queridinho dos turistas gastronômicos? Muitos chefs, incluindo Dacosta (conhecido por suas paisagens gastronômicas), Josean Martínez Alija (famoso pelo trabalho inovador com vegetais) e Ruscalleda, são concorrentes.
Um grupo planeja continuar a romper as barreiras da culinária com novas tecnologias e ingredientes globais. Outro grupo está explorando vigorosamente as raízes da culinária espanhola em busca de tradições que possam elevar o status de três estrelas por meio do refinamento e de inovações.
Anúncios

Marcado:, ,

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: